Quinta-feira, 31 de Maio de 2007

Ténis

Ténis é um desporto de origem britânica, disputado em courts geralmente ao ar livre, no Austrália Open é jogado numa superfície sintética, no US Open é jogado em cimento, no Roland Garros é jogado em terra batida e em Wimbledon é jogado em relvado.

No jogo em si participam normalmente dois adversários ou então duas duplas, podendo ser mistas ou não. O court é dividido em dois quadrados pequenos, por uma rede. O objectivo do jogo é fazer passar a bola por cima da rede com uma raquete, a bola pode bater uma vez no chão antes de ser devolvida.

Para marcar ponto é necessário que a bola toque no solo duas vezes, fazendo com que o adversário não toque nela e nem que esta não saia dos limites do court.

O ténis possui um sistema de pontuação um bocado diferente do habitual, que é subdividida em game e sets. Um game é um conjunto de pontos e um set é um conjunto de games.

Cada game tem um jogador responsável por efectuar um serviço para colocar a bola em jogo. No ténis de competição é comum que o jogador que serve tenha vantagem em relação ao adversário isto porque o que serve dita o ritmo do jogo. Desta feita ou jogador que defende tenta sempre controlar o ritmo e aplicar o ritmo que mais lhe agradar.

Ganha o jogo que ganhar três sets dos cinco, no ténis masculino, enquanto no feminino quem ganhar dois dos três sets ganha.

  

publicado por actiVIDAde às 12:37
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Natação

Natação é a atividade física que consiste em deslocar-se em meio aquático.

Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes.  A natação pura está inserida dentro dos vários desportos aquáticos assim como:

 

  • Natação sincronizada
  • Pólo aquático

Natação, natação sincronizada, pólo aquático são modalidades olimpicas.

Existe uma série de regulamentos acerca das competições da natação. A regra básica separa o modo pelo qual o atleta ganha impulso na água em quatro estilos diferentes:

  • Crawl - em competições oficiais a modalidade crawl não existe, tem o nome de "Livres",  podendo este tipo de modalidade ser competida com qualquer nado. Como o crawl é o estilo potencialmente mais rápido, os nadadores geralmente o escolhem;

 

  • Costas - é um dos estilos que pode ser utilizado em competições desportivas de natação. Caracteriza-se pela posição do nadador de costas para o fundo da piscina, batida rápida de pernas e braçadas alternadas.

  • Bruços - O nadar de bruços ou de peito é o mais antigo dos estilos de competição. É muitas vezes um estilo comparado com o nadar dos sapos dentro de água, visto que a t´cnica e particamente a mesma.

  • Mariposa -  O estilo mariposa é um estilo de natação relativamente novo. O nado borboleta assemelha-se ao crawl. As pernas e os braços movem-se de modo parecido, com a diferença de que as pernas e os braços se mexem ao mesmo tempo.

    Nesse estilo, também não há uma compensação de ombros, isto é, o nadador não realiza o movimento rotatório dos ombros e dos quadris, quando ocorrer a passagem da água. Por isso, ele exige do nadador mais força para enfrentar a resistência da água e é também bastante cansativo.

 

Em competições oficiais, existe ainda uma prova extra, que consiste na junção de todos estes estilos. Basicamente o nadador tem de começar num estilo, e de nadar todos os outros.

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publicado por actiVIDAde às 12:05
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Segunda-feira, 28 de Maio de 2007

Ginástica

Actualmente, a ginástica é um desporto popular entre homens e mulheres de todas as idades. Na ginástica existem várias disciplinas que são:

 

®    Ginástica artística feminina – é uma disciplina competitiva onde as ginastas podem trabalhar sozinhas em cada um dos quatro aparelhos: paralelas assimétricas, cavalo, trave e solo.

 

 

 

 ®    Ginástica artística masculina – é uma disciplina competitiva, tal como a ginástica artística feminina, mas os rapazes trabalham em seis modalidades: solo, cavalo de arções, argolas, paralelas simétricas, barra fixa e cavalo.

 

      

 

 

®    Ginástica rítmica – é outra disciplina para raparigas. Exige grande amplitude articular e inclui muitos movimentos de dança que são feitos enquanto se trabalha com pequenos aparelhos manuais – a bola, o arco, a corda, a fita e as maças.

 

  

   

 

 

®    Desportos acrobáticos – tanto homens como mulheres tomam parte em desportos acrobáticos. Os equilíbrios são a maior parte desta disciplina, mas também há outras modalidades gímnicas, como a acrobacia, movimentos de dança e tumbling.

publicado por actiVIDAde às 14:27
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Quinta-feira, 17 de Maio de 2007

Actividade Fisica

O que se entende por actividades físicas?

 

As actividades físicas são fundamentais para a evolução biopsicológica da criança e do jovem, estimulando o crescimento e o desenvolvimento das estruturas locomotora, orgânica e perceptivo-cinética. Desenvolvem e aperfeiçoam as qualidades e capacidades humanas e o aumento das suas forças vitais e criativas. Fomentam a expressão e desenvolvem a afirmação da personalidade humana.

As actividades físicas favorecem o desenvolvimento da personalidade, ao exercitarem expressivas e comunicativas do corpo humano, ao proporcionarem oportunidades de superação e educação da vontade, assim como proporcionam inúmeras situações de convívio e relação social.

Nas actividades físicas o Homem pode encontrar oportunidades de concretizar o seu desejo de dominar a natureza, de se ultrapassar, de experimentar os seus limites, de se aperfeiçoar e aprofundar o conhecimento sobre si próprio e sobre todos os homens.

 

 

 

De que forma a actividade física pode ajudar o Homem?

 

A participação em actividades físicas desenvolve a autoconfiança, a auto-realizaçãio e a integração social, estes efeitos positivos também contribuem para enfrentar o ritmo da vida moderno isto porque a dita vida moderna exige cada vez mais do ser humano tanto nos estudos, como no trabalho e também no convívio social. Os jovens que praticam actividades físicas normalmente tendem a ter melhor aproveitamento na escola, fumam menos e ingerem menos bebidas alcoólicas.

 

Um comportamento a promover?

 

Sim, porque um exercício regular promove o nosso bem-estar, e também é um comportamento saudável, quer para nós mesmos, mas também para quem nos rodeia.

São muitas as funções de diversos sistemas e órgãos que integram o nosso organismo que melhoram com a prática regular de actividade física, como por exemplo no sistema cardiovascular, os músculos e as articulações.

Qualquer actividade física deve ser praticada consoante a capacidade do indivíduo e a sua resistência ao mesmo. O exercício físico é saudável isto é, diminui as taxas de mortalidade, menos despesas com a saúde, menor absentismo e maior produtividade no trabalho.

 

 

Os objectivos da Actividade física

  1. Promover a saúde do indivíduo
  2. A execução de exercícios engloba o andar a pé ou até mesmo subir escadas
  3. A prática de exercício combate a obesidade, baixa a tensão arterial e melhora a circulação sanguínea.
  4. A actividade física regular previne doenças cardiovasculares
  5. Antes de se efectuar qualquer actividade física, seja ela qual for, deve-se consultar um médico e efectuar exames para saber o nosso nível de resistência e capacidade de praticar o dito exercício.
  6. Com a realização de exercício físico, este deve ser progressivo e regular.
  7. Todos devemos começar a praticar exercício desde a nossa infância para melhores resultados no futuro.
  8. A prática de exercício físico deve ser para toda a vida, porque promove a nossa saúde e assim envelheceremos mais tarde.

“O desporto é o único meio de conservar no homem
 as qualidades do homem primitivo.”
Jean Giraudoux
publicado por actiVIDAde às 11:12
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Higiene Pessoal

    A higiene é o conjunto de meios para manter as condições favoráveis à saúde.

Os hábitos de higiene diários incluem não só a lavagem corporal mas também o tipo de alimentação, vestuário e calçado, a postura no dia-a-dia, as horas de sono diárias e a prática de exercício físico.

 

Higiene corporal

 

A lavagem corporal tem como finalidade limpar a pele, cabelos, unhas, boca e dentes, eliminando poeiras, secreções, micróbios e maus odores, prevenindo doenças.

A protecção do corpo e a manutenção da saúde individual é também assegurada através do vestuário e do calçado, pois são eles que protegem o organismo contra as variações de temperatura, radiações solares e outros factores agressivos ao meio. O vestuário e o calçado devem ser confortáveis, permitir a boa postura e devem estar sempre limpos, principalmente as peças que contactam directamente como a pele, como, por exemplo as cuecas e as meias.

 

 

Higiene dentária

 

Depois de cada refeição há resíduos alimentares que ficam nos dentes se estes não forem escovados com regularidade, acumulando-se e atraindo micróbios que se transformam em ácido.

Esse ácido “ataca” o esmalte dos dentes provocando as cáries. Quando a cárie se aprofunda provocando abscessos dentários, dores de cabeça, enxaquecas, problemas no funcionamento dos pulmões, coração, fígado, rins, sistema nervoso, coluna vertebral, etc.

É essencial escovar os dentes após cada refeição e visitar regularmente o dentista para prevenir as cáries.

 

Como escovar?

 

1.    Inicie a escovagem pelos molares (dentes de trás), escove um maxilar de cada vez com movimentos verticais circulares;

2.    Usando a mesma técnica, escove a superfície interna dos dentes;

3.    Escove os incisivos (dentes da frente) colocando a escova na vertical;

4.    Termine com a escovagem das superfícies mastigatórias dos dentes, com movimentos de vai-e-vem.

5.    Não se esqueça de escovar a língua.

 

É aconselhável que escove os dentes duas a três vezes por dia, durante pelo menos 2 minutos. No intervalo entre os dentes limpe com fio dental.

Higiene genital

Feminina

   Devemos saber que a zona genital feminina deve ser tratada com produtos naturais, e nunca devemos deixar de limpar e tratar a zona genital.

Eis algumas recomendações:

  • Use sempre sabonetes neutros.
  • Nunca use desodorizantes de outras pessoas que toquem no corpo.
  • Mantenha os pelos púbicos cortados.
  • Após ter urinado, limpe a vulva encostando o papel higiénico, sem fazer movimentos bruscos, para evitar que o papel se rasgue e deixe pequenos pedaços; nunca passe o papel higiénico de trás para a frente pois poderá contaminar a vagina com bactérias que habitam normalmente a região perianal.
  • No banho, procure afastar os lábios vaginais para limpar os restos de líquidos que restam em redor da vagina.
  • Não é necessário lavar dentro da vagina.
  • Evite o uso habitual de pensos higiénicos fora do período menstrual.
  • Durante a menstruação troque o penso ou tampão com frequência.
  • De preferência use roupas íntimas de tecido natural como o algodão. As cuecas de renda aumentam a temperatura e irritam as mucosas.
  • Evite usar roupas apertadas no dia-a-dia. Durma com roupas soltas, e dispense as cuecas sempre que possível.
  • Procure urinar após a relação sexual. Esse hábito ajuda a evitar a cistite já que o “jacto” urinário lava a uretra, que em algumas mulheres se contamina com muita facilidade no coito.
  • Use preservativo, esse também é um bom hábito de higiene

Masculina

   A higiene íntima do homem também deve ser diária. Devemos sempre limpar e/ou lavar a zona do orifício da uretra, porque normalmente contem restos de urina.

Depois de uma relação sexual o homem deve sempre limpar o orifício da uretra porque pode conter muco feminino e restos de esperma.

  • Apesar de ser pouco romântico, após qualquer tipo de contacto sexual, deve-se lavar os genitais com água corrente, mesmo tendo usado preservativo. Usar um sabonete neutro e massajá-los levemente. Incluir a glande, o prepúcio, o corpo de pénis, região púbica, região anal e a zona perianal.
  • Há homens em que a produção e acumulação de materiais viscosos (o popular sebo do pénis), é mais exuberante. Nestes casos, a higiene deve ser feita com a frequência adequada a cada indivíduo, tantas vezes quantas forem necessárias para manter o pénis limpo.

Os pelos púbicos, do escroto, zona perianal e das virilhas, possuem uma função pouco conhecida e relegada para segundo plano: reduzir o atrito entre duas superfícies de pele que se tocam. Portanto, não se deve cortar tais pelos sob pena de ocorrer reacções locais tais como infecções, irritações e escoriações da pele. Os que assim preferirem, deve evitar corta-los com lâminas, fazendo apenas o corte dos pêlos com tesoura, deixando-os, no mínimo, com 1,5 cm de comprimento.

publicado por actiVIDAde às 10:34
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